Curiosidades

Conheça mais sobre o pico Baía Formosa e suas ondas ideais para o surf

Pensa em um lugar paradisíaco, com belezas naturais exuberantes, águas esverdeadas com ondas ideais para o surf, imaginou? Assim é Baía Formosa no estado do Rio Grande do Norte. O município é localizado ao sul da capital do estado, fica a 98 km de Natal e tem se destacado como um destino procurado para quem quer pegar ondas incríveis.

A cidade tem cerca de 9 mil habitantes e é cercada de dunas avermelhadas que possibilitam a proteção dos picos dos ventos do sul e sudeste, predominantes o ano inteiro. As ondas são garantidas por lá e variam de 2 a 8 pés.

Lugares para surfar em Baía Formosa

Baía Formosa foi fundada a partir de uma construção de um porto de embarcações e até hoje segue sendo uma cidade de pescadores e de muitas ondas. Muitos são os picos para surfar em BF como é conhecido por seus moradores, listamos alguns deles:

  • Praia do Pontal – a queridinha dos surfistas fica em frente à cidade e com melhor formação na maré cheia ou enchendo. O pico é um point break, o fundo nunca muda de posição, uma vez que é formado por pedra. Com a maré seca também tem ondas, mais indicada para os iniciantes. As ondas raramente passarão de 1,5m, somente nos grandes swells.
  • Praia do Picão – de lá saem os barcos e jangadas, o pico fica em frente a vila dos pescadores. As ondas variam de 3 a 6 pés. Considerada menos perigosa que a do Pontal pela menor quantidade de pedras.
  • Praia do Mar Aberto – Nos anos 70 o surf era conhecido por lá, praia pioneira para quem queria pegar onda em Baía Formosa. Esta tem fundo de areia com ondas que variam de 2 a 7 pés.

 

Ítalo Ferreira: o filho conhecido!

Ítalo nasceu em Baía Formosa, quando não está viajando lá é seu lugar. Começou a surfar aos 8 anos de idade, com um quintal desse não podia ser diferente. Seu pico favorito em BF é a Praia do Pontal. Ele já foi campeão brasileiro e sul-americano Pro Junior em 2012. Em 2014 conquistou o posto de vice-campeão mundial Pro Junior e sua vaga para o CT.

Continuou fazendo sua história e em 2015 tornou-se vice-campeão no Moche Rip Curl Pro Portugal, perdeu para Filipe Toledo. E agora em abril de 2018 venceu o Rio Curl Pro Bells Beach, da segunda etapa do circuito mundial de surf, derrotando o australiano Mick Fanning. O garoto promete ir longe!

O que fazer em Baía além do surf…

Animou colar em Baía? Além do surf, a cidade é ótima para explorar culinária com muitos peixes, camarões e outras delícias da região.

Para relaxar você pode conhecer a belíssimas praias de águas mornas Cacimba, Bacupari e Sagi. Em Sagi você também pode aproveitar um passeio de canoa pelo rio Guaju, que separa o Rio Grande do Norte da Paraíba.

Outra boa pedida é conhecer os manguezais e fazer sandboard nas dunas, vivência sensacional!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Baía Formosa? Quer ficar por dentro dos picos e tudo que acontece no surf? Acompanhe nosso blog e não deixe de curtir as nossas redes sociais!

Clique para comentar

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Subir