Dicas

Como escolher a prancha ideal para seu estilo de surf

O surf é para todos, mas para pegar aquela onda é sempre bom saber qual objetivo e que nível você está. Escolher a prancha ideal nem sempre é uma tarefa fácil, e não vale escolher só pela beleza, muitos são os fatores que devem ser considerados para uma decisão mais certeira e o MyQuiver vai te ajudar nessa missão.

Se você é novo no esporte, tem intenção de surfar, mas nunca teve contato com uma prancha, procure escolas de surf, profissionais e até mesmo amigos que surfam há algum tempo, eles vão te ajudar em algumas coisas básicas, como: a melhor maneira de se posicionar, remar, levantar… Se você já surfa, mas ainda sim quer mais dicas para encontrar a prancha ideal vamos lá.

Tipos de prancha

Há uma variedade imensa no mercado de tipos de prancha, com diferentes materiais, todas elas são medidas em “pés” e “polegadas”, por exemplo uma prancha 5’11, tem 5 pés e 11 polegadas de comprimento, 1 pé = 30,48 cm e 1 polegada = 2,54 cm. Separamos aqui as principais para te dar um norte na hora da escolha.

1. Shortboard

Também conhecida como pranchinha é uma das mais comuns e mais usadas, é indicada para um surf mais moderno de rasgadas, aéreas e tubos. Ela é bastante veloz e muito manobrável. Tamanhos mais comuns 5’11”a 6’6”

2. Evolution

São pranchas intermediárias, são estáveis e fáceis de virar, são consideradas por alguns uma prancha ideal para aprender a surfar. Tamanhos mais comuns de 6’4″ a 6’11”.

3. Funboard

Uma prancha versátil, indicada para surf mais lento que o da shortboard, fácil de correr a onda com manobras menos potentes. Por ser um pouco menor que a longboard, é boa opção para iniciantes por trazer bastante estabilidade. Tamanhos mais comuns 7 a 8’.

4. Longboard

Indicada para um surf com manobras mais suaves. São pranchas grandes e largas, réplicas modernas das primeiras pranchas de surf, alguns modelos permitem rasgadas e batidas, outros são mais clássicos. Elas também permitem você pegar praticamente qualquer tipo de onda. Tamanhos comuns 9’ a 9’8”.

Qual seu estilo?

Depois de ler um pouco mais sobre os tipos de pranchas e suas características, responder a esta pergunta é fundamental para decidir sobre sua prancha. Seu estilo de surfar tem muito a ver com seu objetivo com o surf, por exemplo, se você quer pegar tubos e aéreos, se quer manobras mais suaves e lentas, ou se quer algo no meio termo e te que faça se divertir. É importante encontrar essas respostas antes de definir a prancha, talvez você só descubra dentro do mar, experimentando de tudo um pouco e aí sim possa encontrar a prancha ideal para você.

Com que frequência você irá surfar?

Esta é outra questão que pesa bastante na escolha da prancha ideal para você, afinal a frequência com que irá surfar, irá afetar muito seu desempenho. Quando se tem mais prática, mais tempo dentro d’água, melhor seu desenvolvimento, logo pranchas para manobras mais profissionais serão a melhor opção, afinal você conseguirá atingir esse objetivo mais facilmente, agora se a frequência é mais baixa e o objetivo é mais se divertir, pranchas que são mais versáteis, como a já falada longboard, podem ser uma boa pedida.

Quilhas e acessórios

Tipos de quilhas

Aqui é importante lembrar que na escolha da quilha deve ser levada em consideração o peso do surfista, portanto ficar atento as especificações do fabricante. Outro fator que deve ser pensado mais uma vez é o estilo do surf, já que a escolha se dá pela velocidade e maleabilidade.

Singles, monoquilhas – Geralmente são usadas em longboards, facilita a remada, porém o surfista perde a aderência e velocidade.

Twins, biquilhas – Fazem com que a prancha fique mais veloz, porém menos aderente.

Three fins, triquilhas – Trazem velocidade e ainda sim deixa a prancha solta para manobras.

Quad, quadriquilhas – Boas para ondas grandes e tubulares e tem bastante aderência, mas menos que as triquilhas.

Decks

A parte de trás da prancha, onde pisamos. Os dois principais são dommie, com curvatura e o flat, reto. Você pode optar por não usar o deck, mas eles ajudam a dar aderência ao pé de trás e marcar onde se deve pisar.

Strep ou Leash

A corda que liga a prancha ao pé do surfista. Um acessório bastante importante, afinal ela mantém a prancha perto de você para conseguir se recuperar de uma onda com rapidez.

Clique para comentar

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Subir