Curiosidades

5 Dicas para Cuidar da sua Prancha e Equipamentos

Não importa se você é profissional ou amador, uma coisa bem clara para qualquer surfista é a necessidade de um cuidado especial com sua prancha e demais equipamentos. Todo carinho nunca é demais para mantê-la mais tempo na ativa e com melhor desempenho possível. Hoje o MyQuiver fez uma lista com 5 dicas importantes para te ajudar nesta tarefa. Confira só!

1. Guardando sua prancha

Se você não estiver na água atenção especial na hora de guardar sua prancha. Procure sempre capas adequadas para deixar sua prancha de jeito, são muitos modelos e preços no mercado, busque a que melhor atenda sua necessidade e invista em uma boa capa. Além disso, outra dica fundamental é deixar pranchas em locais frescos e arejados. Sempre que possível guarde suas pranchas na horizontal, na vertical o risco de queda é grande, melhor evitar o tombo!

2. Transportando a prancha

Antes de chegar em qualquer pico pense no caminho que sua prancha irá percorrer, de carro, avião… Como já foi dito, a capa é essencial e protege na hora do transporte. Outros cuidados como usar um protetor de bico, ajudam a não danificar no caminho, se você tá sem grana, um improviso para proteger o bico é enrolar uma meia. Quando são levadas no carro é importante conferir o rack e usar fitas apropriadas para transporte de pranchas, algumas fitas já vem com reforço, com espumas para maior proteção, caso não seja seu caso, reforce você mesmo com panos, toalhas, evitando o atrito. Não colocar uma prancha em cima da outra também é indicado.

3. Estragou, arrumou!

Tudo que nenhum surfista quer é estragar sua prancha, mas por mais cuidados que se tome, alguns danos são inevitáveis, e se você já não passou por essa situação, provavelmente vai passar algum dia e ter que gastar uma grana dando um trato na sua parceira de ondas. Um aliado temporário para pequenos danos é o Silvertape, ele ajuda na hora da vedação evitando que entre água. Como foi dito esta é uma solução TEMPORÁRIA, uma prancha com algum estrago absorve mais água e fatalmente impacta no seu desempenho na água. Então estragou, arrumou! Não demore para levar para o conserto.

4. Cuidado com a parafina!

A parafina é importante aliada do surfista, ela traz mais controle na hora do surf, funciona como antiderrapante, então ficar sem ela não é opção, mas é importante alguns cuidados. Tire a parafina da sua prancha com certa periodicidade, principalmente quando ela estiver ficando suja, mais escura. O ideal é raspar e passar uma nova camada. Muita parafina acumulada pode cobrir algum dano na sua prancha e te pegar de surpresa. Outra dica legal é sempre lembrar de passar a parafina com a prancha na horizontal, para uma melhor distribuição, evitando acúmulo e desperdício.

5. Pós surf

Água salgada e surf sempre estarão lado a lado, mas depois de pegar onda você sempre toma aquela ducha de água doce, não é mesmo? Sua prancha também gosta disso. Lavar ela toda, leash, quilhas… tirar toda areia residual, banho completo, fará com que sua prancha dure mais tempo com você. Lembre também de não deixar ela muito tempo exposta ao sol sem a capa, muito menos horas largada no carro quente. Então surfou, limpou, guardou!

Clique para comentar

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Subir