Curiosidades

4 dicas para quem quer começar a surfar do zero

A paixão pelo surf é o que nos une no MyQuiver, mas além da positividade que o surf traz, existem outros inúmeros benefícios da prática do esporte tanto para o corpo, quanto para a mente. Entre eles: ajuda a diminuir o estresse, melhora o equilíbrio, melhora também a coordenação motora, traz mais agilidade, ajuda com problemas de postura e respiração, grande aliado no emagrecimento e condicionamento cardiovascular.

Esses são somente alguns dos benefícios que você vai adquirir e sentir quando começar a surfar, mas como aprender qualquer esporte não é tarefa fácil, separamos 4 dicas no post de hoje para você que quer começa a surfar do zero, vamos te dar aquele empurrãozinho.

 

1.Por onde começar?

Sempre busque a ajuda de um profissional ou alguém experiente, você precisa de um mentor para te guiar neste começo. São muitos os instrutores e escolas de surf, pesquise e escolha a que mais se identifique.

Feito isso, chegou a hora de escolher a prancha ideal. Neste momento também procure pesquisar bastante para entender o que será melhor para você. Normalmente para começar os modelos mais indicados são longborad e funboard. Quer saber um pouco mais sobre os modelos e diferenças entre pranchas? Dá uma lidinha no nosso post Como escolher a prancha ideal para seu estilo de surf.

A roupa ideal é outro fator bastante importante, não, isso não é frescura. Escolha uma roupa que além de confortável te dê liberdade para movimentos. Considere a temperatura da água como outro fator decisivo para sua escolha. Se vai surfar em água gelada ou mais quente. Existem muitas marcas reconhecidas no mercado do surf, escolha a melhor para você. E bora para o próximo passo.

2. O pico ideal e os primeiros movimentos

Sabe a questão da escola ou instrutor? Então, se na praia onde você está existem essas opções, provavelmente é um pico indicado para você começar. Procure praias com ondas pequenas, menos surfistas na água. Não vá surfar sozinho, isso vale para iniciantes e para os mais acostumados com o mar. Vá com calma em relação aos seus limites. Evolua aos poucos, sinta segurança para o próximo passo.

Outra dica importante é em relação a subir rápido na prancha. Este movimento é chamado de pop up e você verá que manjar disso é essencial para um bom surf. Treine seus movimentos ainda na areia. Realize o mesmo movimento várias e várias vezes, isso te trará agilidade e habilidade na hora que estiver no mar.

Conversar com seu instrutor, com surfistas mais experientes sobre o lugar onde vai surfar também te trará mais informações importantes para saber como lidar com alguma situação. Humildade, os mais experientes vão saber te falar sobre ventos, marés, tamanho das ondas.

3. Erros que devem ser evitados

A primeira vez que você ficar em pé na sua prancha no mar é emocionante, mas sempre se lembre quando acabar a onda ou estiver furando a arrebentação, não deixar sua prancha solta. Esse deslize pode causar algum acidente com outros surfistas.

Ainda pensando em evitar acidentes, sabe aquele caldo que todo iniciante vai tomar? Conhecida como vaca, é preciso cuidado com ela. Fique atento e se proteja para não machucar a cabeça com a quilha, bico, se te pegar de mal jeito pode fazer estrago, então atenção, proteja-se, principalmente sua cabeça!

Não entre no mar sem a cordinha ou slash ela é importante aliada. Se por um acaso você cair da prancha e não estiver amarrado pela cordinha, dependendo de onde você estiver surfando terá que nadar muito para ter sua prancha de volta. Em uma situação onde você já está cansado, isso pode ser bastante perigoso. Lembre-se de sempre entrar no mar com ela.

4. Respeite o surf

Se você está começando agora precisa saber de uma coisa importante: respeito é essencial para surfar bem. Você pode achar que como está você e sua prancha este é um esporte individual, mas existem outros surfistas ao seu redor, o mar, a natureza, portanto, atenção, responsabilidade com os que estão à sua volta e você se tornará um bom surfista.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais dicas e novidades do mundo surf? Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram e fique por dentro das novidades!

Clique para comentar

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^ Subir